Reciclagem

No processo de reciclagem, que vem após a separação, os materiais mais utilizados são o vidro, o papel, o plástico e o alumínio (que é um dos materiais que podem ser reutilizados com um nível de reaproveitamento de quase 100%). Quando são trabalhados para serem reutilizados, também ajudam a preservar o meio ambiente e a gerar riquezas para os que praticam ou estão envolvidos no processo.

Pontos positivos:

O ato de reciclar é uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta, pois contribui para a diminuição significativa da poluição da água, do ar e do solo (cada 50 quilos de alumínio reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000Kg de bauxita).

Cada 50 quilos de papel transformado, evitam que uma árvore seja cortada, com um quilo de vidro quebrado, pode-se fazer a mesma quantidade de um “vidro novo” (e o vidro pode ser reciclado muitas vezes). Algumas indústrias, por exemplo, já buscam nessa atividade, uma forma de reduzir os curtos da produção e por isso têm procurado realizá-la mais intensamente.

A coleta seletiva gera renda a muitas pessoas que no passado não tinham nenhuma outra fonte de sustento, além de reestabelecer a autoestima destas pessoas que são reinseridas em uma atividade produtiva.



Muitas campanhas educativas e orientação nas escolas têm chamado a atenção para o problema do lixo e para falar sobre a reciclagem e sua importância. É um começo, pois apesar de surtir efeitos positivos, eles ainda são pouco visíveis, no entanto, a médio e longo prazo, com a consciência cada vez maior das pessoas será possível mudar a realidade em que estamos inseridos.

Um cidadão que pratica a reciclagem e antes dela, a coleta seletiva, contribui também para melhorar a limpeza da cidade, pois quem adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.