Projetos

A iniciativa da CONCAVES trouxe reconhecimento local e nacional para a cooperativa e a sua inclusão em projetos governamentais e não-governamentais. A consolidação destas parcerias variam de acordo com o objetivo de cada projeto, podendo se desenvolver como apoio na infra-estrutura, formação e organização da cooperativa, reconhecimento da profissão e/ou investimento financeiro.

Projeto Inclusão Sócioprodutiva no Estado do Pará
Este projeto visa capacitar, organizar, financiar e apoiar trabalhadores e trabalhadoras em cooperativas, por meio de investimentos na implantação e no fortalecimento de empreendimentos sócioprodutivos coletivos, nas áreas urbanas e rurais.

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFPA
Desenvolvimento da extensão universitária visando prestar assessoria para a formação, desenvolvimento e reordenamento de experiências de Economia Solidária. Também busca dar suporte técnico e teórico à formação de modelos de organização do trabalho alternativo de Economia Solidária, divulgando o cooperativismo como instrumento de organização do trabalho.

CATAFORTE - Projeto Cataforte - Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis
Uma parceria da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) através do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com a Fundação do Banco do Brasil. Tem como objetivo desenvolver ações de formação para autogestão e assistência técnica, voltadas para a estruturação de unidades de coleta, triagem, processamento e comercialização de materiais.

CATA- AÇÃO
O projeto visa contribuir para a sustentabilidade econômica e a cidadania plena de catadores e suas famílias, através de uma melhor integração na cadeia produtiva, no desenvolvimento de opções de geração de trabalho e renda no contexto da economia solidária e do fortalecimento dos laços comunitários de solidariedade.

O Programa é fruto de parceria entre o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN), o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Fundación AVINA, a Coca Cola Brasil e a Organização Intereclesiástica de Cooperação para o desenvolvimento (ICCO). A CONCAVES é uma das seis cooperativas do Brasil e a única da região norte beneficiada com este projeto.


ONG DOE SEU LIXO
Fundada em 03 de agosto de 2003, a ONG Doe Seu Lixo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população proporcionando a redução dos impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixo, além de gerar emprego e renda através da coleta seletiva de resíduos sólidos.

A ONG também busca promover programas e projetos pautados no desenvolvimento sustentável, como o megaevento “Doe Seu Lixo por Música”, que colocou a cidade do Rio de Janeiro na lista do Ranking Brasil como a cidade que realizou o primeiro e único evento de música cujo ingresso foi a doação de lixo reciclável, buscando assim, conscientizar e mobilizar a sociedade para a sua responsabilidade em relação ao meio ambiente.